Mundo dos Vinhos
Todas dicas sobre Vinhos e Enologia
4
nov

Uma taça de vinho por dia: bom para o coração, ruim para a saúde dos seios?

Visualizado 156 vezes
Postado em Curiosidades, Notícias  por Marcelo

Por Marie Claire

0,,57770199,00 Uma taça de vinho por dia: bom para o coração, ruim para a saúde dos seios?Tomar uma taça de vinho por dia, visto como um ótimo hábito para o coração, pode não ser uma boa fórmula para as mulheres. É o que concluiu uma recente pesquisa da Universidade de Harvardcomandada pela médica Wendy Chen e divulgada nesta semana no “Journal of the American Medical Association” (JAMA). Segundo o estudo, beber entre três e seis drinks por semana é suficiente para aumentar em 15% o seu risco de desenvolver câncer de mama.

O quadro se agrava para quem bebe todos os dias.Com duas taças diárias ou mais, o risco pula para 51% – sempre em comparação com mulheres que não bebem nem uma gota de álcool. A equipe de Chen pesquisou os hábitos de mulheres ao longo de décadas e concluiu que o efeito é cumulativo, ou seja, tem mais risco quem bebe há muitos anos. Estudos anteriores já mostraram a relação entre álcool de câncer de mama, mas a novidade deste é mostrar que mesmo doses pequenas de bebida afetam o organismo.
O estudo coloca em xeque a quantidade de álcool sugerida por médicos para proteger o coração. Afinal, beber algumas taças por semana reduz até 40% os riscos de um ataque cardíaco e outra doenças coronárias. Por isso, a Dra. Chen afirma: "Para cada mulher em particular, mudar ou não os seus hábitos depende do seu perfil de risco pessoal”.
Outro fator que liga a cerveja do happy hour ao câncer é o estrogênio. Experts dizem que o álcool ativa a produção desse hormônio feminino que, por sua vez, pode alimentar células cancerosas.

Tags: , ,

Deixe um comentário

 
© Powered by WordPress Designed by Branica

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.